Como é apanágio da sociedade contemporânea, hoje coube ao pai tomar conta dos filhos: ir buscá-los, dar-lhes banho, dar-lhes o jantar (abençoado microondas...), pô-los a dormir e arrumar a cozinha - a mãe está a trabalhar até mais tarde. Com as tarefas domésticas já feitas, a televisão a passar um episódio de CSI Nova Iorque, há algum tempo livre para passar para o mundo virtual (nas sociedades menos contemporâneas dir-se-ia ainda "passar para o papel") algumas reflexões. Há tempo hoje e já passou algum tempo da grande noite da passada 6ª feira, 5 de Março, pelo que as reflexões são já mais ponderadas.
Primeira: não é uma boa equipa quem consegue organizar uma entrega de NOVECENTOS CERTIFICADOS de formação profissional, relativos somente a 7 meses de 2009 (já havíamos entregue 300 no final do 1º quadrimestre de 3009) - só uma EXCELENTE EQUIPA o pode fazer!
Com tarefas divididas e com grande espírito de entreajuda levamos a "nau a bom porto". Não posso deixar de relatar um episódio: na fase de verificação final detectou-se uma falha na impressão em série que punha em causa a entrega de certificados - não houve problema: identificou-se o erro e vamos corrigi-lo! Somos uma equipa pequena, com vida pessoal e familiar, mas NINGUÉM se escusou, de um momento para outro, a dedicar horas de merecido descanso, no final de uma semana cheia de trabalho, para resolver um problema DE TODOS! Deixámos a Escola às 05.45 da manhã do dia da entrega, mas estava tudo pronto! No ponto de Informações e Esclarecimentos, destinado especificamente para estas situações houve ... ZERO reclamações provocadas por erros nos certificados! Em conclusão, é um prazer e um privilégio coordenar uma equipa assim! Por isso, a esmagadora maioria das saudações recebidas, internas e externas, sobre o nosso trabalho, deve ser encaminhada para o grupo de 4 excelentes profissionais que comigo compõem o CFC: Célia, Dulce, Sandrina, Susana!
PS: Há uma pessoa que não posso deixar de referir, pois o êxito também a ela muito se deve - a Sofia Albuquerque era a Coordenadora do CFC quando este passou de 125 Formandos (em 2007) para 393 (em 2008) e para 2 280 [sim, está certo!] (em 2009). Se nestes dois últimos anos, enquanto Director-Executivo, tentei dar-lhe as condições humanas e materiais para desenvolver o CFC (passou de 2 pessoas para 4, por exemplo), sem a sua coordenação eficaz nada seria alcançado. Parabéns, Sofia - por 2009 e pela Cerimónia!
Segunda: a cerimónia correu muito bem! Os formandos gostaram, e deram por bem empregue o esforço de saírem do aconchego de casa numa noite de invernia. Inicialmente preferia uma cerimónia onde as pessoas são chamadas ao palco nominalmente para receberem o Certificado (é inegável a satisfação e o prazer pessoal, o clímax no final de um processo) - assumo de bom grado, porém, que esta cerimónia teve um impacto extraordinariamente positivo e considero que as pessoas compreenderam que entregar 1200 certificados um-a-um era impossível.
Terceira e, pessoalmente, mais importante. A satisfação dos formandos quando recebem o Certificado valida todo e qualquer esforço que fazemos ao longo do ano, compensando os dias de menor inspiração/vontade, as saídas mais tarde, as noites de trabalho,
Obrigado por fazerem a nossa profissão valer a pena!
Sérgio Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário