quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ideias-Chave

Ditados populares como: <Quem quer peixe, molha o rabo!>, <Nada de constante existe senão a mudança.>,,pinheiro mais alto é aquele que o vento agita mais vezes.>, <Ser é melhor que parecer.> e <Ética é a liberdade em acção.>, marcaram as diferenças entre ser negociante/comerciante do ser empresário/ empreendedor, na nossa última sessão de Cidadania e Empregabilidade (CE). E foi esta sessão que me inspirou a presente partilha!..

Nesta área-chave - CE - tenta-se falar de (quase) tudo o que envolve a sociedade. O civismo de que dela faz parte, a consciência e acção social, a ética e deontologia profissional, o poder da palavra, o Saber-Ser e o Saber-Estar, a democracia participativa, os deveres e direitos cívicos, a conjuntura actual, a modernização, a sustentabilidade do planeta Terra, entre outros, são palavras e ideias-chave que constroem a esfera de uma conduta moralmente integrada e sustentada, capaz de produzir boas práticas e promover a proactividade de cada um dos formandos. O facto de poder dar formação nesta área fez-me entender melhor o que nos rodeia e procurar respostas, a curiosidades sustentadas, no mais simples gesto ou situação concreta. Tento sempre desenvolver, nos formandos do curso “Empregado/a de Andares”, a auto-imagem, a capacidade de agir sem a urgente aprovação dos “outros”, a competência do saber ouvir e do saber dizer “não”, a aptidão de não ajuizar com precipitação, e, acima de tudo, aumentar o poder reflexivo e crítico, procurando em primeiro conhecer-se a si próprio. São aspectos (e até parâmetros) que todos nós deveríamos cultivar e sustentar ao longo da nossa vida, mantendo o equilíbrio entre o ser pessoal e profissional. Grata pela Vossa atenção!

“Não mude as circunstâncias para melhorar a sua vida. Mude-se a si mesmo para melhorar as circunstâncias” insuplemento da revista DIRIGIR n.º 111(2010).

Cátia Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário