terça-feira, 2 de agosto de 2011

A lavagem da roupa

O processo de lavagem da roupa está associado a vários factores como:
• A temperatura da água: a água quente amolece as sujidades e tem maior poder de dissolução;
• A duração do ciclo de lavagem:o aumento do tempo de lavagem beneficia as sujidades impregnadas;
• A acção mecânica: exercida pelo movimento do tambor da máquina possibilita a remoção de sujidades elimináveis por agitação;
• A acção química: desempenhada pelos detergentes e outros aditivos de similar importância é essencial em sujidades elimináveis por emulsão como o caso das gorduras, ou por descoloração no caso do café e do vinho, que tingem as fibras dos tecidos.
É do perfeito equilíbrio entre estes quatro factores que depende a tão almejada eficácia da lavagem juntamente com a garantia de protecção dos tecidos. Contudo, não há qualquer benefício no agravamento de nenhum destes factores. O aumento da temperatura acima dos 40º não beneficia a remoção das sujidades, o aperfeiçoamento dos detergentes para uso profissional atingiu um patamar que permite lavagens a temperaturas entre os 30º e os 50º com resultados completamente satisfatórios, respeitando os tecidos e diminuindo os custos de energia. O mesmo se passa ao nível do branqueamento com lixívia, a sua actuação é mais eficiente em água morna (cerca de 30º) do que em água fria, mas acima dos 35º desgasta os tecidos, diminuindo o seu tempo de vida útil.
Também a dosagem exacta dos produtos de lavagem garante uma maior vida útil às roupas e elimina desperdícios. A função dos equipamentos complementares como é o caso das bombas doseadoras, permitem a alimentação automática das máquinas de lavar. São sistemas de fácil instalação e manutenção que registam todos os dados operacionais, como o número de lavagens, os programas utilizados e a quantidade de químicos consumidos, o que permite controlar a cada momento o custo por quilo de roupa lavada.
Ângela Flor

Sem comentários:

Enviar um comentário