segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INSIGNARE celebra 20 anos

No dia 24 de Agosto, a INSIGNARE comemorou 20 anos de vida. 20 anos passaram desde o dia em que foi assinado o contrato-programa que criou a Escola Profissional de Ourém e que deu origem a esta entidade que hoje actua a nível regional alargando a sua actividade para áreas diversificadas da formação e certificação profissional.


Para marcar esta data festiva a direcção da INSIGNARE celebrou o dia de forma intimista, através de um convívio com todos aqueles que, ao longo destes anos, fizeram parte dos seus corpos sociais. A celebração iniciou-se com a plantação de uma árvore – Ginkgo Biloba - escolhida pelo simbolismo que encerra: paz e longevidade, única sobrevivente às explosões atómicas no Japão.

A comemoração seguiu com um almoço elaborado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, após o qual se cantou o tradicional “Parabéns a Você”.

A encerrar o almoço, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, comunicou as alterações efectuadas na Assembleia Geral Eleitoral que decorreu, neste mesmo dia, pelas 11:00h. Como Presidente da Direcção está agora Paulo Fonseca em representação da Câmara Municipal de Ourém, e como Vice-presidentes Rodrigo Carvalho, em representação do Centro de Estudos de Fátima, e Francisco Vieira em representação da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO). Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral foi eleito David Catarino, em representação da Entidade Regional de Turismo de Leiria-Fátima.

Foi ainda deliberado em Assembleia-geral a atribuição do título de Sócio Honorário a duas personalidades que estiveram na origem deste projecto: Fernando Carriço Pereira, na altura Presidente da ACISO e Mário Albuquerque, na altura Presidente da Câmara Municipal de Ourém que logo entenderam a importância da dinamização de uma Escola Profissional como resposta aos anseios dos jovens e ao desenvolvimento social e económico do Concelho de Ourém.

Mais fotografias em http://www.insignare.pt/222/actividades

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

INSIGNARE tem novo site

No dia em que a INSIGNARE completa 20 anos de vida (24 de Agosto) ficou on-line o seu novo site, projecto elaborado no seguimento da alteração de imagem institucional de que foi alvo recentemente.

Com uma imagem arejada e dinâmica reúne informações sobre as suas 4 valências - Escola Profissional de Ourém, Escola de Hotelaria de Fátima, Centro de Formação Contínua e Centro Novas Oportunidades.
Pretendeu-se utilizar uma linguagem simples e assertiva, um sistema de navegação fácil indo ao encontro das expectativas de todos os que procuram informação sobre esta entidade.
O novo site pode ser visitado através do link www.insignare.pt.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Descobrir o Algarve


De todo o lado nos chegam notícias de férias. Todas as conversas, começam ou acabam, com perguntas ou desejos sobre este tempo de descanso, hoje plenamente consagrado e por todos assumido como uma fundamental necessidade. As preocupações sobre uma tal dita Crise, passaram para segundo plano ou mesmo desapareceram. Aqueles que vão chegando falam-nos de um mundo de gente pelas praias de Portugal, com especial incidência para o Algarve, onde parece que tudo se tem conciliado para criar momentos inesquecíveis. A quebra efectiva do número de turistas estrangeiros, vê-se superada, ou pelo menos próximo disso, pela avalanche de turistas nacionais que descendo a Sul, procuram o seu espaço de puro lazer estival. Não acreditando que o façam em resposta ao apelo do nosso Presidente da República, mas simplesmente e porque sugestionados por uma assumida necessidade de contenção, trocam os destinos estrangeiros pela areia branca das nossas praias. Dizem as notícias que até as águas a Sul se apresentam cálidas como já não havia memória. Descontando alguns entusiásticos exageros, acredito que estamos perante uma excelente oportunidade para o turismo algarvio. Apesar da enorme importância para a região e para o país que tem a vinda de turistas estrangeiros e a consequente entrada de divisas, acredito existir uma excelente oportunidade de conciliação com todos aqueles que não colocavam o Algarve como seu destino preferido de férias. Eu era um deles.
Durante muito tempo mantive com o Algarve uma relação difícil. Não que tenha experimentado intermináveis filas, de trânsito, de restaurante, de supermercado, em suma de tudo aquilo onde tradicionalmente se espera, não que as ementas em inglês me tenham criado uma especial dificuldade ou qualquer assumo de patriotismo, nem sequer me posso queixar dos preços praticados. A minha dificuldade de relação com o Algarve provinha sobretudo daquilo que ia ouvindo, criando uma imagem do destino com base nas más experiências de outros. No mínimo injusto, mas verdadeiro.

Um dia numa feira de turismo em Praga, a promotora de uma prestigiada unidade hoteleira algarvia em resposta ao meu constante azedume face à sua terra, falou-me da existência de outras realidades no Algarve, respeitadoras do equilíbrio com a natureza e totalmente integradas na paisagem, sem gritos e sem filas, zonas de características rurais, onde aqui e ali vamos descobrindo pequenas e deliciosas praias. Falou-me de um Algarve simples, genuíno, com uma forte tradição cultural de onde emanam usos e costumes singulares e uma gastronomia com forte influência do Norte de África. Este ano e por um breve período tive oportunidade de descobrir esse Algarve silencioso e sereno. Magníficas praias, excelentes infra-estruturas de apoio, inesquecíveis restaurantes, gente simpática e competente. Gostei. E ao olhar o Algarve agora não pelas vivências de outros mas pelos meus próprios olhos, confirmei aquilo que teimosamente tentava evitar. Que o Algarve é o melhor destino turístico nacional e que nele se encontram respostas para todo o tipo de cliente. Aprendi também, que o restante país turístico pode e deve aprender muito com os erros cometidos no Algarve e com o modelo e esforço de desenvolvimento que tem vindo a ser implementado. Em boa verdade, só o Algarve e a Madeira são verdadeiros territórios de turismo em Portugal. O resto, lamentavelmente, é paisagem.

Francisco Vieira
In Jornal de Leiria, 2010/08/12

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma Visita a não esquecer!


Foi no solarengo dia 6 de Julho, na parte da manhã, que a turma EFA de manutenção Hoteleira visitou o museu municipal de Ourém, casa do Administrador, visita esta que estava inserida na UFCD de processos e métodos de manutenção e reparação de estruturas de madeira. Um dos principais objectivos era a identificação de alguns processos construtivos em madeira (material abundante na reconstrução do museu) e diagnóstico de eventuais problemas, além de aproveitar proficuamente o factor cultural.
A casa do Administrador é uma infra-estrutura permanente, vocacionada para o estudo e a difusão da representação da identidade cultural e dos patrimónios de Ourém, remonta ao séc. XIX e é composta por dois pisos. Lar do administrador Artur de Oliveira Santos, escritor e jornalista defensor do republicanismo, tendo fundado o Centro Republicano Democrático e constituído a comissão municipal do Partido Republicano Português em 1907. Fundou os jornais Voz de Ourém e Povo de Ourém colaborou com jornais como A República, Mundo, A Vanguarda, O País, O Século entre outros.
Como cicerone tivemos a dra. Ana Saraiva, que nos brindou com o seu grande conhecimento do património concelhio e com uma agradável visita guiada ao museu e à exposição temporária patente no 1º andar alusiva à implantação da República e acontecimentos ao longo do século passado que influenciaram a história local.
No início da visita foi nos dado a conhecer um pouco do vasto património multifacetado que detemos, desde o património natural, arquitectónico, arqueológico, bem como a gastronomia e folclore locais, que atravessam o tempo, da pré-história até à actualidade.
Depois de terminada a visita cultural foi tempo de observar as estruturas de madeira e processos construtivos em madeira. A casa, no interior, tem um madeiramento composto por soalho em pinho nacional, estrutura de vigamento também em pinho nacional e forro em pinho nórdico, a caixilharia é essencialmente em carvalho. No exterior há um ripado de pinho que guarnece parte dos dois pisos e um beirado com colunas, tudo em pinho nacional. A construção consegue transmitir a beleza e o acolhimento que a madeira confere, mas após um olhar mais atento a alguns pormenores e com o espírito animado para estas questões, a turma detectou algumas imperfeições quer a níveis de acabamentos quer a níveis de materiais; que foram prontamente resolvidos (… no papel, claro!).
A casa museu é uma estrutura de gestão museológica e patrimonial, apta a coordenar o funcionamento das várias unidades com tutela municipal. Dedica também o seu espaço a ciclos de cinema, teatro e outras ofertas culturais. O nosso muito obrigado pela disponibilidade. Um local a visitar.

Flávio Pereira
http://museu.cm-ourem.pt/index.php

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Serviços de alojamento hoteleiro como área de trabalho - actividade integradora

O módulo Serviços de alojamento hoteleiro como área de trabalho do Curso de Educação e Formação de Adultos - Empregada de Andares, contou hoje dia 26 de Julho com a participação do Dr. Ricardos Santos, Director Geral do Your Hotel & Spa.
No âmbito da actividade integradora foi realizada uma entrevista pelos formandos ao Dr. Ricardo Santos. A visita á sala de aula, teve como objectivo a partilha de ideias e experiências, nomeadamente focado na experiência profissional na área de hotelaria, com especial destaque para as questões relacionadas com a área de trabalho.
A sessão foi iniciada com uma apresentação do Your Hotel & Spa, que desde logo cativou a atenção dos formandos e suscitou a curiosidade pelo facto de um hotel tão bem equipado a nível de diversidade serviços ter como classificação 3 estrelas, questão esclarecida pelo director.
Os formandos colocaram um total de 25 questões relacionadas com temáticas como o futuro da hotelaria, como se gerem as reclamações dos hóspedes, o perfil desejado para uma empregada de andares, ou o custo que a empresa tem com um colaborador.
Outros temas e curiosidades foram abordados, nomeadamente se o hotel em questão alguma vez tinha sofrido a inspecção de autoridades como a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ou o ITP – Instituto de Turismo de Portugal, qual a importância da formação e experiência na área de trabalho de um colaborador ou ainda a opinião sobre o actual Código de Trabalho.
A sessão foi bastante dinâmica e envolvente, pois gerou a troca de informações e opiniões sobre alguns pontos já abordados na sala de aula, mas também sobre algumas particularidades que desconheciam. Foi uma actividade enriquecedora e que cumpriu o seu objectivo de permitir aos formandos o frente a frente com alguém que construi a sua carreira na área de hotelaria.
A sessão terminou com a visualização de um filme sobre o hotel e com a satisfação global e contentamento dos formandos com a actividade desenvolvida.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Há cerca de dois meses fui contemplada com um convite da Insignare para dar formação na área Serviço de Alojamento Hoteleiro para o EFA Empregada de Andares, que prontamente aceitei.
Sem dúvida uma experiência completamente nova e diferente das actividades até então desenvolvidas a nível profissional.
No começo estava algo tímida com o que me esperava, e com esta nova aventura, mas rapidamente fiquei á vontade com a sala de aula e com os 25 formandos.
Nestas primeiras 25 horas leccionadas, já tive a oportunidade de
partilhar ideias e conhecimentos com os formandos, mas também já fui ouvinte e um ombro de apoio, afinal muitos deles contam connosco para desabafar alguns dos problemas pessoais.
Nas aulas temos realizado muitas actividades práticas, trabalhos em grupo que lhes permite a partilhar ideias, mas também alguns momentos de alguma diversão. Fizemos um quebra-cabeças, jogámos ao pictonary, imaginaram uma viagem ao espaço, e até fizeram um diálogo em que um formando assumiu o papel de empregada de andares, e outro assumia o papel de outra função profissional hoteleira.
O módulo seguinte de 25 horas já começou, e espero que seja tão divertido, motivador e enriquecedor quanto o primeiro.